Passo Geométrico
Passo Geométrico da Hélice
O passo geométrico de uma hélice é a distância teórica que ela avançaria em uma revolução completa, caso estivesse girando em um meio sólido, sem considerar o recuo gerado pelo ar. Esse conceito é fundamental para entender o desempenho da hélice em termos de eficiência e tração.
Na prática, no entanto, o avanço real da hélice é menor do que o passo geométrico devido à resistência do ar. A diferença entre o passo geométrico e o avanço real é chamada de recuo da hélice. Esse recuo ocorre porque o fluxo de ar ao redor da hélice não é perfeitamente aderente à sua superfície, causando uma pequena perda na eficiência de propulsão.
O passo efetivo é, então, a distância real percorrida pela aeronave em uma revolução completa da hélice. A eficiência da hélice depende da relação entre o passo geométrico e o passo efetivo: quanto menor o recuo, maior a eficiência.
A seleção do passo adequado para uma hélice pode ser otimizada conforme as condições de voo. Hélices de passo fixo são projetadas para oferecer um desempenho ideal em uma velocidade específica, enquanto hélices de passo variável permitem ajustes no ângulo das pás para otimizar a eficiência em diferentes fases do voo.