O platinado é uma parte crucial do sistema de ignição do magneto, sendo responsável pela interrupção da corrente no circuito primário para gerar a alta tensão necessária à centelha de ignição. Ele é acionado pelo mesmo eixo do magneto, utilizando ressaltos semelhantes aos presentes no sistema de comando de válvulas de motores de combustão interna.
Localização e Estrutura
- Posicionamento: O platinado está localizado dentro do magneto, montado no mesmo eixo que os componentes do distribuidor e da bobina. Sua estrutura inclui:
- Ressaltos: Elementos que levantam o seguidor do platinado, abrindo os contatos no momento adequado.
- Contato fixo e móvel: Que fecham e abrem o circuito primário.
- Feltro lubrificante: Mantém os ressaltos lubrificados, reduzindo desgaste.
Operação
- O funcionamento do platinado está sincronizado com o movimento do motor. Quando os ressaltos levantam o seguidor, os contatos do platinado se abrem, interrompendo a corrente primária.
- Essa interrupção provoca a queda brusca do fluxo magnético no núcleo da bobina, gerando uma alta tensão no enrolamento secundário que será conduzida até as velas de ignição.
Manutenção
- Inspeção: Os contatos do platinado devem ser regularmente inspecionados quanto ao desgaste e alinhamento. Irregularidades como picos ou sulcos profundos devem ser corrigidas ou substituídas.
- Lubrificação: É essencial que o feltro lubrificante esteja impregnado de óleo para evitar desgaste excessivo dos ressaltos.