Ponto Morto Inferior (BDC)
O ponto morto inferior (BDC – Bottom Dead Center) é a posição do pistão em um motor de combustão interna quando atinge o ponto mais baixo do seu curso dentro do cilindro. Nesse momento, o pino do pistão (wrist pin), o pino do virabrequim (crankpin) e o centro do virabrequim (crankshaft center) estão todos alinhados. Essa posição é um dos dois extremos do movimento do pistão, sendo o outro o ponto morto superior (TDC – Top Dead Center).
Importância do BDC no Ciclo do Motor
O BDC ocorre duas vezes durante o ciclo de funcionamento do motor, seja ele de quatro tempos (ciclo Otto ou Diesel) ou dois tempos:
- Fim do curso de admissão (motores de quatro tempos): O pistão atinge o BDC após admitir a mistura ar-combustível (motores a gasolina) ou apenas ar (motores a diesel).
- Fim do curso de expansão (ou potência): Após a queima do combustível, os gases de combustão empurram o pistão para baixo, fornecendo a potência ao motor.
Nos motores de dois tempos, o BDC é crucial para o processo de admissão e escape simultâneo dos gases.
Relação com a Eficiência do Motor
A correta sincronização do pistão no BDC e TDC é fundamental para o desempenho do motor. Qualquer variação na posição pode afetar o tempo de ignição, a eficiência da combustão e a potência gerada. Em motores modernos, sensores e sistemas eletrônicos ajudam a monitorar essa posição para otimizar o funcionamento.
Esse conceito é essencial para técnicos e engenheiros de manutenção, pois influencia diretamente ajustes como tempo de válvulas, regulagem de injeção de combustível e diagnóstico de falhas mecânicas.