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Potência Necessária e Potência Disponível são conceitos centrais no estudo da teoria de voo, especialmente para a análise do desempenho e eficiência das aeronaves:

  1. Potência Necessária: Refere-se à potência requerida para manter o voo nivelado a uma velocidade constante. Esta potência é determinada pelas características aerodinâmicas do avião, como peso, coeficiente de arrasto e sustentação, e não está relacionada diretamente ao motor ou hélice. Ela depende da interação entre a resistência do ar e a sustentação necessária para equilibrar o peso da aeronave.
    • Em baixas velocidades, a potência necessária é maior devido ao aumento do arrasto induzido.
    • Em altas velocidades, a potência também aumenta, mas devido ao arrasto parasita.
  2. Potência Disponível: Representa a potência máxima fornecida pelo grupo motopropulsor (motor e hélice) para impulsionar a aeronave. Essa potência varia com a configuração do motor e da hélice, além de fatores como altitude e densidade do ar. A curva de “Manete a Pleno” ilustra como a potência disponível muda com a velocidade da aeronave.
    • A potência disponível é geralmente maior que a potência necessária em velocidades intermediárias, proporcionando uma margem para manobras ou ganho de altitude.
    • O ponto onde a potência disponível e a potência necessária se igualam define a velocidade máxima nivelada do avião.