Pressão Elevada de Combustível Não Medida – Teledyne-Continental

Pressão Elevada de Combustível Não Medida – Teledyne-Continental

A bomba injetora de combustível dos motores Teledyne-Continental funciona com um sistema de fluxo contínuo, que ajusta a quantidade de combustível para manter a relação adequada com o fluxo de ar do motor. Essa bomba é do tipo palheta rotativa e não necessita de sincronização com o motor.

A pressão do combustível é regulada por um orifício calibrado e uma válvula de alívio tipo diafragma, que mantém a pressão dentro de limites aceitáveis. A pressão excessiva pode ser causada por obstruções no sistema, falhas na válvula de alívio ou problemas na unidade de controle de combustível.

Se a pressão de combustível não medida (unmetered fuel pressure) estiver elevada, o problema pode estar no regulador de pressão, que usa um diafragma exposto à pressão de saída da bomba e à contrapressão gerada pela válvula aceleradora e pela força da mola pré-regulada.

O ajuste da pressão pode ser feito variando a restrição do orifício variável, que regula o fluxo de combustível antes da medição. Se a pressão for muito alta, pode resultar em excesso de combustível na combustão, levando a uma queima ineficiente e possível formação de depósitos de carbono nos cilindros.

Para diagnóstico e solução do problema, recomenda-se:

  1. Verificar a válvula de alívio para garantir que não esteja travada ou com ajuste incorreto.
  2. Inspecionar o orifício calibrado para identificar possíveis obstruções.
  3. Checar o funcionamento da unidade de controle de combustível e a resposta à variação de demanda do motor.
  4. Monitorar a pressão de saída da bomba injetora e compará-la com as especificações do fabricante.

Caso os ajustes no regulador de pressão não resolvam o problema, pode ser necessário substituir componentes da bomba injetora ou do sistema de medição de combustível.