Princípio de Bernoulli

Princípio de Bernoulli e Tubo Venturi

O Princípio de Bernoulli estabelece que a pressão de um fluido diminui à medida que a sua velocidade aumenta. Esse princípio é amplamente aplicado em sistemas aeronáuticos, principalmente por meio do Tubo Venturi.

Funcionamento do Tubo Venturi

O Tubo de Venturi é uma passagem estreita em um tubo, projetada de modo que a velocidade do fluido aumente e a pressão diminua ao passar por uma seção estreita (garganta do tubo). Isso ocorre conforme o fluido se desloca de áreas de seção transversal maior para áreas menores.

  • Na garganta do Venturi, onde a área é mínima, a velocidade do fluido é máxima e a pressão é mínima.
  • Em áreas mais largas do tubo, a velocidade do fluido diminui e a pressão aumenta.

Aplicação em Aeronaves

O princípio de Bernoulli é usado em diversas partes das aeronaves, como:

  1. Carburadores de motores a pistão: O Venturi no carburador mede o fluxo de ar e cria uma área de baixa pressão, arrastando combustível da câmara de flutuação para misturá-lo com o ar de admissão.
  2. Medição e descarga de combustível: No carburador, a baixa pressão gerada na garganta do Venturi é usada para puxar combustível do injetor e vaporizá-lo na corrente de ar,
  3. .
  4. Controle de fluxo hidráulico: O princípio do Venturi pode ser aplicado em restrições ou orifícios em sistemas hidráulicos para limitar a velocidade do fluido e controlar o movimento de componentes como o trem de pouso.
  5. Motores a jato: O princípio é usado nos dutos de ar convergentes e divergentes, onde a velocidade e a pressão do ar são ajustadas conforme necessário para melhorar a eficiência de compressão e combustão.

Resumo prático

  • Pressão e velocidade: Em um tubo Venturi, quanto menor a seção transversal, maior a velocidade e menor a pressão.
  • Uso eficiente: O Venturi permite regular fluxos de fluido, seja em combustível, ar ou fluidos hidráulicos, conforme exigido pelo funcionamento do sistema.

O Princípio de Bernoulli e o uso do Tubo Venturi são fundamentais para o controle preciso em sistemas de admissão de ar, combustão e componentes hidráulicos em aeronaves.