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Proas e Rumos

O planejamento de uma rota aérea envolve a determinação da linha que conecta o ponto de partida ao destino. Na teoria, a aeronave deve manter a proa alinhada diretamente com o destino. Contudo, fatores como o vento, o magnetismo terrestre e o desvio da bússola influenciam significativamente a navegação.

  • Proa: Refere-se à direção apontada pelo eixo longitudinal da aeronave, indicando o rumo para onde o nariz está direcionado.
  • Rota: Representa a projeção da trajetória planejada ou percorrida pela aeronave sobre a superfície terrestre.
  • Rumo: É a direção da rota expressa em graus em relação ao norte. Quando as correções necessárias para compensar a deriva são realizadas com precisão, a rota coincide com o rumo.
  • Deriva: Corresponde ao ângulo entre a proa e a rota, no sentido do vento, representando o desvio causado por este.
  • Correção de Deriva: É o ângulo ajustado entre a proa e o rumo, em direção oposta ao vento, para manter a trajetória planejada.

Os movimentos da aeronave em relação ao solo são afetados pelo vento, o que torna imprescindível considerar a intensidade e a direção deste durante o planejamento e o voo. Uma navegação eficiente requer a neutralização desses efeitos para evitar desvios significativos, como o exemplo citado de uma aeronave que, sem a correção adequada, deriva para fora da rota, terminando em um ponto não previsto.