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Tema: Requisitos para Dispositivos de Proteção de Circuitos

Dispositivos de proteção como disjuntores e fusíveis são fundamentais para garantir a segurança dos sistemas elétricos de aeronaves, protegendo os circuitos contra sobrecargas e curtos-circuitos. Eles devem atender a critérios rigorosos de instalação e desempenho.

Localização e Função

  • Proximidade ao barramento de distribuição de energia: Dispositivos devem estar localizados o mais próximo possível do barramento (bus bar), que distribui energia para os circuitos.
  • Conexão direta ao barramento: Disjuntores são frequentemente conectados diretamente ao barramento, permitindo fácil acesso e visualização pelo piloto, geralmente através do painel de instrumentos.

Critérios de Operação

  1. Proteção contra superaquecimento: O dispositivo deve desarmar o circuito antes que os fios atinjam temperaturas capazes de emitir fumaça ou causar danos.
  2. Compatibilidade com o tempo-corrente do fio: As características do disjuntor ou fusível devem corresponder à capacidade do fio, garantindo que o dispositivo atue antes que o fio sofra danos.
  3. Design de abertura livre: Disjuntores devem abrir automaticamente, independentemente da posição do controle operacional, sempre que ocorrer uma sobrecarga ou falha. Isso impede que o piloto ou técnico impeça manualmente sua ação enquanto o problema persiste.

Especificações de Instalação

  • Normas aplicáveis:
    • Fios e cabos devem seguir a especificação MIL-W-5088 ou equivalente.
    • Disjuntores devem atender à especificação MIL-C-5809.
    • Fusíveis devem atender à especificação MIL-F-15160.
  • Temperatura e ambiente:
    • Componentes devem operar sob condições de temperatura ambiente de até 135°F (57,2°C).
    • Protetores e cabos devem ser adequados para altitudes de até 30.000 pés (9.144 m).

Ajustes para Condições Específicas

  • Em situações onde os fios estão instalados isoladamente e expostos ao ar, pode-se usar dispositivos de proteção com classificações mais altas.
  • Tais ajustes devem ser justificados tecnicamente, especialmente se desviarem significativamente das condições padrões.

Disjuntores Proibidos

  • Disjuntores de rearme automático: Estes não são permitidos em aeronaves, pois podem reativar o circuito repetidamente, agravando falhas ainda não corrigidas.

A correta seleção, instalação e manutenção dos dispositivos de proteção são indispensáveis para evitar danos aos sistemas elétricos e garantir a segurança das operações de voo.