Resistência Interna das Baterias
A resistência interna (RI) de uma bateria representa a resistência ao fluxo de corrente dentro da própria bateria quando ela está conectada a uma carga. Esse valor é determinado pela carga aplicada e pelo estado de carga da bateria. A resistência interna é calculada como a diferença entre a tensão de circuito aberto (TCA) e a tensão de circuito fechado (TCF), dividida pela corrente aplicada:
RI = (TCA - TCF) / I
onde I representa a corrente da carga, com base na Lei de Ohm (R = E/I). Por exemplo, para uma bateria com TCA de 14 V e TCF de 12 V sob uma carga de 100 A, a RI seria de 0,02 Ω.
À medida que a bateria se descarrega, a RI aumenta, pois a TCF diminui enquanto a TCA permanece quase constante. Isso causa uma diferença crescente entre TCA e TCF, o que eleva a RI. Esse aumento na RI impacta o desempenho, especialmente em circuitos sensíveis ou quando o estado de carga da bateria está abaixo de 75% da capacidade máxima. Nesses casos, a alta RI reduz a TCF, limitando a eficácia da bateria.
Em situações como dar partida em ponte (“chupeta”) em um carro, a polaridade correta deve ser observada (positivo com positivo e negativo com negativo) para evitar fluxo excessivo de corrente, o que pode causar faíscas, superaquecimento dos cabos e possíveis danos ao sistema elétrico.