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Os retificadores são dispositivos fundamentais nos sistemas elétricos de aeronaves, com a função de converter corrente alternada (C.A.) em corrente contínua (C.C.), essencial para diversas operações a bordo. Essa conversão é realizada ao restringir o fluxo de corrente a uma única direção. Existem três principais tipos de retificadores: discos, estado sólido e válvulas a vácuo.

Nos sistemas modernos de aeronaves que operam predominantemente em C.A., o uso de retificadores elimina a necessidade de geradores C.C. dedicados, reduzindo o número de componentes na seção de acessórios do motor. Alternativamente, moto-geradores—motores de C.A. que acionam geradores C.C.—também são utilizados, especialmente para fornecer alta amperagem e baixa voltagem de C.C.

Retificadores de estado sólido, construídos com semicondutores, são amplamente preferidos devido à sua eficiência, confiabilidade e capacidade de operar em altas correntes com menor necessidade de manutenção. Em contraste, os retificadores a válvula a vácuo e moto-geradores são tecnologias legadas, mais comuns em aeronaves antigas, devido ao seu maior peso e necessidade de manutenção.

Os retificadores de estado sólido, como diodos de silício, permitem a retificação de forma simples e eficaz, atendendo à demanda crescente de alta amperagem, característica essencial para sistemas aeronáuticos modernos, garantindo o fornecimento de energia elétrica estável e contínua.