Sangria de Ar do Compressor

Sangria de Ar do Compressor

A sangria de ar (Customer Bleed Air) é o ar retirado do compressor de um motor a turbina para diversas funções na aeronave. Esse ar é extraído em diferentes estágios do compressor, dependendo da pressão e temperatura necessárias para cada aplicação específica.

O ar sangrado do motor é utilizado para:

  1. Pressurização, aquecimento e refrigeração da cabine – Fornece ar para o sistema de pressurização e climatização da aeronave.
  2. Sistemas de degelo e anti-gelo – Usado para evitar o acúmulo de gelo em superfícies críticas.
  3. Partida pneumática de motores – O ar pressurizado pode ser direcionado para motores auxiliares ou para iniciar a rotação de motores principais.
  4. Unidade de Potência Auxiliar (APU) – Pode ser usado para fornecer ar à APU, auxiliando seu funcionamento.
  5. Sistema servo de reforço – Auxilia em sistemas hidráulicos ou pneumáticos para controle de superfícies móveis.
  6. Potência para acionamento de instrumentos – Algumas aeronaves utilizam o ar pressurizado para alimentar instrumentos pneumáticos.

O ar é geralmente extraído do último estágio do compressor, onde sua pressão e temperatura são mais altas. No entanto, se o ar for usado para sistemas sensíveis ao calor, ele passa por uma unidade de resfriamento antes de ser distribuído.