Segundo Tempo do Ciclo de Otto

No segundo tempo do Ciclo Otto, chamado de compressão, o pistão realiza um movimento ascendente dentro do cilindro, comprimindo a mistura ar-combustível que foi admitida na etapa anterior. Durante este curso, ambas as válvulas (admissão e escape) permanecem completamente fechadas, garantindo que a mistura seja confinada na câmara de combustão.

A compressão da mistura tem como objetivo aumentar sua pressão e temperatura, otimizando as condições para a combustão que ocorre na etapa seguinte. Este processo é fundamental para maximizar a energia mecânica gerada pelo motor, pois quanto maior a compressão, maior será a eficiência da explosão dos gases.

A lógica por trás da compressão está ligada aos princípios da termodinâmica, ciência que estuda a conversão de calor em trabalho mecânico. Em um motor, a compressão eleva a densidade da mistura, potencializando a força gerada na combustão e reduzindo a perda de energia na forma de calor. Isso é oposto ao funcionamento de um forno, por exemplo, onde o objetivo é gerar calor em vez de trabalho mecânico, razão pela qual não ocorre compressão.

Esse equilíbrio entre a compressão e a combustão controlada é essencial para o funcionamento eficiente do motor e para garantir o desempenho desejado com o menor desperdício de energia.

Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa