Sensores de Instrumentos
As aeronaves modernas utilizam sensores avançados para coletar dados e transformar informações em ações de controle ou exibição. Entre os mais utilizados, destacam-se os sensores de proximidade e os transdutores diferenciais, projetados para sistemas computadorizados.
Sensores de Proximidade
Esses dispositivos de estado sólido detectam a posição de componentes móveis, como flapes, trens de pouso e portas de compartimentos de carga. Operam com base em dois princípios principais:
- Emissão de um campo eletromagnético ou feixe de irradiação.
- Medição de alterações no campo ou no sinal de retorno causado pela proximidade de um objeto móvel (alvo).
Materiais diferentes requerem sensores específicos. Por exemplo:
- Sensores capacitivos são ideais para alvos plásticos.
- Sensores indutivos são usados para alvos metálicos.
Vantagens:
- Alta confiabilidade.
- Longa vida útil devido à ausência de partes mecânicas e contato físico com o alvo.
Transdutores Diferenciais
Entre os sensores diferenciais, destacam-se:
- Transdutor Diferencial Variável Linear (LVDT): Detecta movimento linear usando bobinas primária e secundárias. A tensão induzida varia conforme o movimento do núcleo móvel de metal ferroso.
- Transdutor Diferencial Variável Rotativo (RVDT): Funciona como o LVDT, mas monitora o movimento rotacional, sendo ideal para componentes que giram.
Ambos operam com correntes alternadas (CA) e aproveitam a diferença de tensões induzidas para gerar sinais proporcionais ao movimento. Esses sinais podem ser usados diretamente ou enviados a circuitos processadores para controle de sistemas como o piloto automático.
Aplicações em Sistemas Computadorizados:
- Controle de flaps e trens de pouso.
- Integração em sistemas automáticos de voo.
Os sensores modernos minimizam a manutenção, aumentam a precisão e garantem maior eficiência operacional nas aeronaves.