fbpx

Sensores de Instrumentos

As aeronaves modernas utilizam sensores avançados para coletar dados e transformar informações em ações de controle ou exibição. Entre os mais utilizados, destacam-se os sensores de proximidade e os transdutores diferenciais, projetados para sistemas computadorizados.

Sensores de Proximidade

Esses dispositivos de estado sólido detectam a posição de componentes móveis, como flapes, trens de pouso e portas de compartimentos de carga. Operam com base em dois princípios principais:

  1. Emissão de um campo eletromagnético ou feixe de irradiação.
  2. Medição de alterações no campo ou no sinal de retorno causado pela proximidade de um objeto móvel (alvo).

Materiais diferentes requerem sensores específicos. Por exemplo:

  • Sensores capacitivos são ideais para alvos plásticos.
  • Sensores indutivos são usados para alvos metálicos.

Vantagens:

  • Alta confiabilidade.
  • Longa vida útil devido à ausência de partes mecânicas e contato físico com o alvo.

Transdutores Diferenciais

Entre os sensores diferenciais, destacam-se:

  • Transdutor Diferencial Variável Linear (LVDT): Detecta movimento linear usando bobinas primária e secundárias. A tensão induzida varia conforme o movimento do núcleo móvel de metal ferroso.
  • Transdutor Diferencial Variável Rotativo (RVDT): Funciona como o LVDT, mas monitora o movimento rotacional, sendo ideal para componentes que giram.

Ambos operam com correntes alternadas (CA) e aproveitam a diferença de tensões induzidas para gerar sinais proporcionais ao movimento. Esses sinais podem ser usados diretamente ou enviados a circuitos processadores para controle de sistemas como o piloto automático.

Aplicações em Sistemas Computadorizados:

  • Controle de flaps e trens de pouso.
  • Integração em sistemas automáticos de voo.

Os sensores modernos minimizam a manutenção, aumentam a precisão e garantem maior eficiência operacional nas aeronaves.