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Conheça as Questões da ANAC para Mecânicos de Manutenção de Aeronaves de Aerodinâmica 🛩️

Disponibilizamos para você as principais perguntas que já marcaram presença nas provas da ANAC para MMA.

Essas são questões cruciais que todo candidato precisa dominar ao se preparar para a banca da ANAC.

📄 O simulado ANAC completo, juntamente com o gabarito, está disponível ao final deste post.

SIMULADO ANAC AERODINÂMICA

1) A cambra de um aerofólio é definida como a curvatura:
a) média da asa
b) acima da superfície da corda
c) abaixo da superfície da corda
d) acima e abaixo da superfície da corda

2) A eficiência de uma asa é a medida em termos de razão entre a:
a) sustentação e o arrasto
b) tração e a sustentação
c) tração e o arrasto
d) sustentação e o peso

3) A finalidade dos compensadores instalados nas superfícies de comando é:
a) manter a estabilidade nas curvas
b) facilitar o seu movimento
c) desbalancear as superfícies
d) reduzir o seu peso

4) A força de arrasto é sempre:
a) paralela ao vento relativo e na mesma direção
b) paralela ao vento relativo e na direção oposta
c) perpendicular ao vento relativo e na mesma direção
d) perpendicular ao vento relativo e na direção oposta

5) A força de sustentação sempre age:
a) na direção da força resultante
b) na direção oposta à força resultante
c) perpendicularmente ao vento relativo
d) perpendicularmente ao ângulo de ataque

6) A linha imaginária, que vai do bordo de ataque ao bordo de fuga do aerofólio, denomina-se:
a) corda
b) perfil
c) tirante
d) linha datum

7) A rotação da aeronave em torno do seu eixo vertical é controlada pelo:
a) leme
b) flape
c) aileron
d) profundor

8) A superfície de comando primária articulada ao bordo de fuga das asas é o:
a) aileron
b) profundor
c) compensador
d) leme de direção

9) A superfície de comando que controla o movimento de guinada é o:
a) flape
b) aileron
c) profundor
d) leme de direção

10) A superfície primária de comando articulada ao bordo de fuga das asas denomina-se:
a) compensador
b) aileron
c) flape
d) profundor

11) A superfície secundária de controle de voo, que atua no eixo vertical, denomina-se:
a) leme
b) flap
c) profundor
d) compensador

12) Após um pouso duro, para se assegurar que os componentes não estejam torcidos e os ângulos permaneçam dentro dos limites especificados, verifica-se o(a):
a) pesagem
b) nivelamento
c) diedro e ângulo de incidência
d) balanceamento estático e dinâmico

13) As asas enflechadas ajudam na estabilidade:
a) lateral
b) direcional
c) transversal
d) longitudinal

14) Assinale a alternativa que contenha somente superfícies de comando primário:
a) aileron, leme e flap
b) leme, aileron e profundor
c) flaperons, profundor e compensador
d) profundor, leme e servo-compensadores

15) Considerando-se um helicóptero voando reto e nivelado à frente, a sustentação irá se igualar à(ao):
a) peso
b) tração
c) torque
d) arrasto

16) Dentre as alternativas abaixo, indique aquela que apresenta superfícies móveis da deriva de um avião:
a) leme e compensador
b) flape, leme e compensador
c) aileron e estabilizador vertical
d) estabilizador horizontal e profundor

17) O movimento em torno do eixo longitudinal é produzido pelo(s):
a) leme
b) ailerons
c) spoilers
d) profundores

18) O ângulo de ataque é definido como o ângulo entre a:
a) força de tração e a força peso
b) força de tração e a força de sustentação
c) corda da asa e o eixo longitudinal da aeronave
d) corda da asa e a direção relativa do fluxo de ar

19) O componente responsável pela sustentação dos helicópteros é:
a) a sua asa rotativa
b) uma hélice instalada no rotor de cauda
c) uma hélice instalada no rotor principal
d) a fuselagem, já que os helicópteros não possuem asas

20) O dispositivo utilizado para limitar o curso de movimento das superfícies de comando denomina-se:
a) batente
b) amortecedor
c) servo mecânico
d) prendedor especial

21) O eixo imaginário que passa pelo centro, do fundo ao topo da fuselagem, é o:
a) lateral
b) vertical
c) transversal
d) longitudinal

22) O helicóptero ao executar o procedimento de auto-rotação, tem o rotor principal acionado pelo(a):
a) vento de cauda
b) rotor de cauda
c) vento relativo
d) potência do motor

23) O indicador de número MACH indica, a uma altitude determinada, a velocidade:
a) verdadeira da aeronave
b) da aeronave com relação do som
c) da aeronave com relação ao solo
d) calibrada da aeronave

24) O movimento da aeronave para cima e para fora do centro da curva é chamado de:
a) guinada
b) arfagem
c) glissagem
d) derrapagem

25) O movimento da aeronave para o lado e para baixo, na direção do interior da curva, é chamado de:
a) guinada
b) arfagem
c) glissagem
d) derrapagem

26) O movimento de guinada é controlado pelo(s):
a) leme
b) flapes
c) ailerons
d) profundores

27) O movimento do avião em torno do seu eixo longitudinal é realizado pela ação dos:
a) flaps
b) freios
c) ailerons
d) profundores

28) O movimento do helicóptero em torno de seu eixo vertical é proporcionado pelo:
a) pedal
b) aileron
c) manche
d) manete

29) O movimento do helicóptero em torno do seu eixo longitudinal é proporcionado pelo (a):
a) pedal
b) manete
c) cíclico
d) coletivo

30) O movimento em torno do eixo lateral de um helicóptero é feito através da aplicação do(a):
a) pedal
b) manete
c) cíclico
d) coletivo

31) O movimento em torno do eixo vertical de um helicóptero denomina-se:
a) arfagem
b) cabrada
c) guinada
d) rolamento

32) Os comandos de voo transmitidos do cíclico e do coletivo, para as pás, através da estrela:
a) estacionária e da rotativa
b) rotativa e das engrenagens
d) estacionária e das correias
e) rotativa e dos conjuntos de redução

33) Os dispositivos hipersustentadores são utilizados de forma a reduzir a velocidade de pouso e decolagem. Marque a alternativa correta com relação a esses dispositivos:

a) uma asa com eslotes, atinge ângulos de ataque menores que os de uma asa sem eslotes
b) os eslotes estão articulados no bordo de fuga das asas do avião
c) o eslote é essencialmente um dispositivo de controlada camada limite, conduzindo ar de alta
d) os flapes, assim como os eslotes, também são considerados como dispositivos de controle da camada

34) Os freios aerodinâmicos são instalados no(a):
a) asa
b) fuselagem
c) trem de pouso principal
d) estabilizador horizontal

35) Os pedais servem para guinar o avião, movimentando-o em torno do eixo:
a) transversal
b) lateral
c) longitudinal
d) vertical

36) Para que um helicóptero gire em torno de seu eixo vertical é necessário comandar o(s):
a) pedais, que atuarão no rotor de cauda
b) cíclico, que atuará no rotor de cauda
c) cíclico, que atuará no rotor principal
d) coletivo, que atuará no rotor principal

37) Para que um helicóptero gire em torno do eixo vertical movimentando-se para a direita é necessário comandar o(s):
a) coletivo, que atuará no rotor principal
b) pedais, que atuará no rotor de cauda
c) cíclico, que atuará no rotor de cauda
d) cíclico, que atuará no rotor principal

38) São superfícies de comando secundários ou auxiliares:
a) compensadores, flapes, spoilers e slots
b) spoilers, compensadores, lemes e slats
c) flaperons, profundores, compensadores e painéis de balanceamento
d) ailerons, servo-compensadores, flapes e dispositivos de bordo de ataque

39) Uma aeronave fez um movimento em torno do seu eixo lateral e perdeu altura, neste caso, o:
a) flap foi comandado para recolher
b) profundor foi comandado para baixo
c) aileron foi comandado nos dois sentidos
d) compensador do profundor foi comandado para baixo

GABARITO

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