Sincroscópio de Motores
O sincroscópio é um instrumento de aviônica utilizado para indicar se dois ou mais motores estão sincronizados, operando na mesma rotação por minuto (RPM). Ele funciona com base em sinais gerados pelos tacômetros dos motores.
O aparelho é constituído por um pequeno motor elétrico que recebe correntes dos geradores de tacômetros de ambos os motores. Se os motores estão sincronizados, a corrente gerada é igual, fazendo com que o motor do sincroscópio permaneça parado. Quando há diferença de velocidade entre os motores, o motor do sincroscópio gira em uma direção específica, controlada pela corrente gerada pelo motor que está mais rápido. Caso a velocidade do outro motor aumente, a direção de rotação do sincroscópio se inverte.
O instrumento possui um mostrador com um ponteiro de duas pontas que indica, no sentido anti-horário, que o segundo motor está mais lento, e, no sentido horário, que ele está mais rápido em relação ao motor mestre. Em aeronaves com mais de dois motores, um motor é designado como mestre, e os demais são comparados a ele por meio de sincroscópios adicionais. Nesses casos, são necessários tantos instrumentos quanto o número total de motores menos um.
Para aeronaves quadrimotores, há um tipo especial de sincroscópio que combina três unidades em um só dispositivo. Cada rotor do sincroscópio é ligado eletricamente ao tacômetro do motor mestre, e os estatores estão conectados aos tacômetros dos demais motores. O mostrador do equipamento contém três ponteiros independentes, cada um correspondendo a um motor. Os ponteiros giram no sentido horário quando o motor correspondente está mais rápido que o mestre e em sentido anti-horário quando está mais lento. A rotação começa quando a diferença de velocidade atinge cerca de 350 RPM e varia proporcionalmente à diferença de rotação até que a sincronização seja alcançada.
Esse instrumento é essencial para evitar vibrações excessivas causadas pela falta de sincronização, garantindo maior eficiência e vida útil dos motores.