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Sistema Anemométrico

O sistema anemométrico é essencial para a operação de três instrumentos de voo fundamentais: velocímetro, altímetro e variômetro (indicador de razão de subida). Ele utiliza pressões estática e dinâmica, medidas por meio de um tubo de pitot e tomadas estáticas, para fornecer informações precisas sobre a velocidade, altitude e variação de altitude da aeronave.

Funcionamento do Tubo de Pitot com Tomada Estática Acoplada O tubo de pitot é dividido em duas câmaras principais:

  • Câmara de pressão estática: Recebe pressão por meio de orifícios localizados em sua estrutura, equilibrando possíveis erros de leitura devido ao ângulo de ataque. Além disso, possui drenagens e um tubo vertical para evitar o acúmulo de umidade.
  • Câmara de pressão dinâmica: Coleta a pressão do fluxo de ar na entrada do tubo. Um pequeno orifício permite a drenagem de umidade, enquanto uma placa defletora protege contra partículas e água.

Resistências internas aquecem o tubo para prevenir a formação de gelo, garantindo o funcionamento em condições adversas. As pressões coletadas são transferidas para os instrumentos através de tubos específicos.

Arranjo Alternativo: Tomada Estática Separada Nesse sistema, a pressão estática é captada por tomadas localizadas em ambos os lados da fuselagem, oferecendo:

  • Maior precisão, compensando desvios laterais e ventos cruzados.
  • Redução do risco de formação de gelo.

Vantagens Gerais A precisão dos instrumentos anemométricos é essencial para a segurança e eficiência do voo, permitindo o monitoramento adequado da aeronave em diversas condições atmosféricas. O uso de sistemas redundantes, como aquecedores e drenagens, aumenta a confiabilidade do conjunto.