Sistema de Alerta Auditivo

Sistema de Alerta Auditivo

Os sistemas de alerta auditivo em aeronaves equipadas com trem de pouso retrátil desempenham uma função essencial de segurança, alertando a tripulação sobre condições potencialmente perigosas durante diferentes fases do voo. Esses sistemas utilizam sinais sonoros distintos, como buzinas e campainhas, que variam em intensidade, tipo de som e causa da ativação, para indicar a necessidade de uma ação corretiva.

Condições e Tipos de Alertas:

  1. Pouso – Trem de Pouso (ATA 3200)
    Sinal: Buzina contínua
    Causa: Trem de pouso não travado na posição de “embaixo” quando os flapes estão fora da posição de “em cima” e as manetes estão na marcha lenta.
    Ação: Recolher os flapes e avançar as manetes.
  2. Voo – Aviso de Mach (ATA 3400)
    Sinal: “Clacker”
    Causa: Excesso de Mach ou velocidade equivalente fora dos limites.
    Ação: Reduzir a velocidade da aeronave.
  3. Decolagem – Controle de Voo (ATA 2700) e Força Auxiliar (ATA 4900)
    Sinal: Buzina intermitente
    Causa: Manetes avançadas com uma ou mais das seguintes condições:
    • Freios aerodinâmicos não recolhidos
    • Flapes fora da posição de decolagem
    • Porta do escapamento da força auxiliar aberta
      Ação: Ajustar os parâmetros da aeronave para as condições de decolagem.
  4. Voo – Pressurização (ATA 2100)
    Sinal: Buzina intermitente
    Causa: A pressão da cabine se torna igual à atmosférica em uma altitude específica.
    Ação: Corrigir a condição de pressurização.
  5. Qualquer estágio – Aviso de Fogo (ATA 2600)
    Sinal: Campainha contínua
    Causa: Detecção de superaquecimento ou fogo em motores, compartimentos de rodas principais, motor auxiliar (APU) ou qualquer área com sistema de aviso de fogo instalado.
    Ação: Reduzir o aquecimento e, se necessário, silenciar o alerta pressionando o interruptor de corte.
  6. Comunicações (ATA 2300)
    a) Toque muito alto: Ativado quando o botão de chamada do comandante é pressionado para os comissários.
    Ação: Soltar o botão ou destravá-lo, se necessário.
    b) Tonalidade de chamada baixa ou simples: Ativado por um sinal decodificado pelo sistema “Secal” (Selective Calling System), que identifica a aeronave por tons específicos.
    Ação: Pressionar o botão de rearme no painel de controle do sistema Secal.

Nota: O sistema Secal utiliza uma combinação de quatro tons de áudio para identificar a aeronave, garantindo comunicação eficaz com estações terrestres.

Esses sistemas variam de simples buzinas a mecanismos sofisticados que integram múltiplos alertas em aeronaves de grande porte. Eles são indispensáveis para manter a segurança operacional, fornecendo indicações claras e objetivas em situações críticas.