Sistema de Alerta Auditivo
Sistema de Alerta Auditivo
Os sistemas de alerta auditivo em aeronaves equipadas com trem de pouso retrátil desempenham uma função essencial de segurança, alertando a tripulação sobre condições potencialmente perigosas durante diferentes fases do voo. Esses sistemas utilizam sinais sonoros distintos, como buzinas e campainhas, que variam em intensidade, tipo de som e causa da ativação, para indicar a necessidade de uma ação corretiva.
Condições e Tipos de Alertas:
- Pouso – Trem de Pouso (ATA 3200)
Sinal: Buzina contínua
Causa: Trem de pouso não travado na posição de “embaixo” quando os flapes estão fora da posição de “em cima” e as manetes estão na marcha lenta.
Ação: Recolher os flapes e avançar as manetes. - Voo – Aviso de Mach (ATA 3400)
Sinal: “Clacker”
Causa: Excesso de Mach ou velocidade equivalente fora dos limites.
Ação: Reduzir a velocidade da aeronave. - Decolagem – Controle de Voo (ATA 2700) e Força Auxiliar (ATA 4900)
Sinal: Buzina intermitente
Causa: Manetes avançadas com uma ou mais das seguintes condições:- Freios aerodinâmicos não recolhidos
- Flapes fora da posição de decolagem
- Porta do escapamento da força auxiliar aberta
Ação: Ajustar os parâmetros da aeronave para as condições de decolagem.
- Voo – Pressurização (ATA 2100)
Sinal: Buzina intermitente
Causa: A pressão da cabine se torna igual à atmosférica em uma altitude específica.
Ação: Corrigir a condição de pressurização. - Qualquer estágio – Aviso de Fogo (ATA 2600)
Sinal: Campainha contínua
Causa: Detecção de superaquecimento ou fogo em motores, compartimentos de rodas principais, motor auxiliar (APU) ou qualquer área com sistema de aviso de fogo instalado.
Ação: Reduzir o aquecimento e, se necessário, silenciar o alerta pressionando o interruptor de corte. - Comunicações (ATA 2300)
a) Toque muito alto: Ativado quando o botão de chamada do comandante é pressionado para os comissários.
Ação: Soltar o botão ou destravá-lo, se necessário.
b) Tonalidade de chamada baixa ou simples: Ativado por um sinal decodificado pelo sistema “Secal” (Selective Calling System), que identifica a aeronave por tons específicos.
Ação: Pressionar o botão de rearme no painel de controle do sistema Secal.
Nota: O sistema Secal utiliza uma combinação de quatro tons de áudio para identificar a aeronave, garantindo comunicação eficaz com estações terrestres.
Esses sistemas variam de simples buzinas a mecanismos sofisticados que integram múltiplos alertas em aeronaves de grande porte. Eles são indispensáveis para manter a segurança operacional, fornecendo indicações claras e objetivas em situações críticas.