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O sistema de arrefecimento de motores aeronáuticos é projetado para controlar a temperatura dos cilindros e componentes internos, garantindo o desempenho ideal e evitando danos estruturais causados por superaquecimento.

  1. Alhetas nos Cilindros: As alhetas são elementos metálicos com formato de aletas anexadas à superfície externa dos cilindros. Elas aumentam a área de contato com o ar, facilitando a troca de calor entre o motor e o ambiente. Esse processo é fundamental para dissipar o calor gerado pela combustão no motor.
  2. Defletores de Ar: Trabalham em conjunto com as alhetas. Eles direcionam o fluxo de ar forçado pela hélice ou por sistemas auxiliares, garantindo que o ar frio atinja uniformemente todas as áreas do motor. Isso maximiza a eficiência da troca de calor e evita pontos de superaquecimento localizados.
  3. Flapes de Arrefecimento (“Cowl Flaps”): São dispositivos móveis instalados na carenagem do motor. Controlam a saída do fluxo de ar quente do compartimento do motor. Durante o voo, os flapes podem ser ajustados para equilibrar o arrefecimento e reduzir o arrasto aerodinâmico. Em operações como subida ou táxi prolongado, quando o fluxo de ar natural é reduzido, os flapes frequentemente são mantidos abertos para otimizar a dissipação de calor.
Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa