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Sistema de Luzes de Aproximação (ALS)

O Sistema de Luzes de Aproximação (ALS) é um conjunto de luzes dispostas ao longo do eixo da pista, projetado para auxiliar os pilotos na transição do voo por instrumentos para o voo visual durante as aproximações. Este sistema é especialmente crucial em condições meteorológicas adversas, onde a visibilidade está próxima dos mínimos estabelecidos pelo procedimento de aproximação.

Os sistemas ALS são instalados no setor de aproximação, estendendo-se desde a cabeceira da pista por até 3000 pés, dependendo do tipo de instalação. Eles fornecem orientação visual, alinhamento e uma referência clara para a pista, reduzindo a carga de decisão do piloto em momentos críticos.

Tipos de ALS

No Brasil, os tipos mais comuns de ALS são o ALSF-I e o ALSF-II. Esses sistemas diferem na quantidade, disposição e intensidade das luzes, sendo especificados nas cartas de aproximação e nas cartas de aeródromos. A funcionalidade e a configuração dessas luzes podem influenciar diretamente os mínimos meteorológicos do procedimento. Por exemplo, a inoperância do ALS aumenta os mínimos, como descrito nos regulamentos e cartas aeronáuticas.

Relevância Operacional

Nos procedimentos de aproximação CAT II, onde a transição para o voo visual ocorre muito próxima à pista, o ALS é indispensável. Os pilotos dispõem de poucos segundos para decidir entre pousar ou arremeter, tornando essencial o conhecimento prévio das características do ALS da pista de destino.

O ALS integra-se ao sistema de aproximação por instrumentos (ILS), oferecendo uma referência visual crítica durante as fases finais da aproximação. Suas configurações específicas e representações nas cartas (como as do DECEA e da Jeppesen) são fundamentais para um planejamento de voo seguro e eficiente.