Sistema de Potência B787
O Boeing 787, considerado o “mais elétrico” da aviação, emprega uma vasta substituição de sistemas hidráulicos e pneumáticos por elétricos, como o condicionamento de ar, pressurização e proteção contra gelo. Atuadores hidráulicos são acionados por motores elétricos de alta potência, alguns gerando quase 100 hp, demandando uma capacidade elétrica sem precedentes.
O sistema elétrico do B787 utiliza quatro motores de partida para os motores principais e dois para a APU, com uma potência combinada de 1,45 MW. Os geradores produzem 235 VCA a frequências variáveis de 360 a 800 Hz, permitindo menor fluxo de corrente e redução de peso e tamanho de cabos e componentes.
A aeronave opera em quatro tensões:
- 235 VCA e 270 VCC para motores elétricos de alta potência.
- 115 VCA e 28 VCC para sistemas tradicionais.
O diagrama de distribuição de potência inclui:
- Motores principais: Equipados com dois motores de partida e bombas hidráulicas acionadas diretamente.
- APU: Auxilia na partida dos motores principais e pode usar a bateria em situações sem potência externa.
- RAT (Turbina de Ar de Impacto): Fornece energia elétrica e hidráulica de emergência.
- Motores elétricos de alta potência: Operam sistemas hidráulicos e de cabine.
Esse sistema, sofisticado e altamente integrado, é gerido por controles avançados que garantem eficiência, redução de peso e maior segurança operacional, marcando uma evolução significativa na aviação comercial.