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Sistema de Sucção

O sistema de sucção em um avião bitimotor é composto por dois conjuntos independentes de bombas de sucção, uma para cada motor. Cada sistema possui uma bomba de sucção acionada pelo motor correspondente, válvulas de alívio de sucção, reguladoras tipo flapper e uma válvula seletora de quatro posições.

As linhas de sucção seguem da bomba, passando por uma válvula de alívio e outra unidirecional, até a válvula seletora. Dessa válvula, a sucção é distribuída aos instrumentos operados a vácuo, como o horizonte artificial e o giro direcional, por meio de tubulações flexíveis.

Uma válvula seletora adicional permite direcionar a leitura para os indicadores de curva (turn and bank), com três posições disponíveis: principal, T&B esquerdo e T&B direito. Na posição principal, o indicador de sucção monitora o sistema principal (horizonte e giro). Nas outras, verifica-se o menor valor de sucção aplicado aos indicadores de curva.

Esse projeto garante que cada sistema opere de forma autônoma, aumentando a redundância e a segurança operacional do avião em caso de falha de um dos motores.