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Durante a partida de motores a pistão, o sistema de ignição enfrenta desafios específicos relacionados à geração de faíscas. O funcionamento do magneto é prejudicado, pois a baixa rotação inicial do motor (entre 100 e 200 RPM) gera uma variação insuficiente do fluxo magnético, resultando em faíscas fracas. Para resolver esse problema, são utilizados dois dispositivos principais:

  1. Unidade de Partida ou “Vibrador”: Este dispositivo converte a energia da bateria do avião em uma corrente pulsativa. Essa corrente é suficientemente intensa para ativar a bobina de alta tensão, assegurando a geração de faíscas robustas para iniciar a combustão.
  2. Acoplamento de Impulso: Trata-se de um dispositivo mecânico que conecta o magneto ao motor. Durante a partida, uma mola em espiral é tensionada pelo movimento inicial do motor. No momento adequado, uma catraca libera a energia armazenada na mola, proporcionando um impulso rápido ao eixo do magneto. Esse movimento abrupto é suficiente para gerar a alta tensão necessária na bobina. Esse mecanismo é caracterizado por um som audível de “estalidos”, indicando seu funcionamento.