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Torque e <a class="glossaryLink" aria-describedby="tt" data-cmtooltip="cmtt_596e569f829447b35c50b1fb3f08e3fb" href="https://hangarmma.com.br/blog/potencia/" target="_blank" data-mobile-support="0" data-gt-translate-attributes='[{"attribute":"data-cmtooltip", "format":"html"}]' tabindex="0" role="link">Potência</a>

Torque

Torque é a capacidade de uma força gerar rotação em torno de um ponto fixo ou eixo. No contexto de aeronaves, ele representa o esforço rotacional que o motor aplica à hélice. Para calcular o torque, multiplica-se a força aplicada pelo braço de alavanca (distância perpendicular entre a linha de ação da força e o eixo de rotação).

Exemplo: Se uma força de 10 kgf é aplicada a uma alavanca de 0,5 m, o torque será:

        T = Força × Braço de Alavanca
        T = 10 kgf × 0,5 m = 5 m.kgf
    

Potência

Potência é a medida do trabalho realizado por unidade de tempo. Nos motores de aeronaves, a potência quantifica a capacidade do motor de realizar trabalho, sendo frequentemente expressa em HP (Horse Power) ou CV (Cavalo Vapor).

  • 1 HP: equivale à capacidade de levantar 76 kgf a 1 metro de altura em 1 segundo.
  • 1 CV: é definido como levantar 75 kgf a 1 metro de altura em 1 segundo.

A potência é calculada multiplicando o torque pela velocidade angular (normalmente em rad/s):

        P = T × ω
    

Onde ω é a velocidade angular, frequentemente obtida a partir da rotação por minuto (RPM):

        ω = (RPM × 2π) / 60
    

Exemplo de cálculo

Se um motor desenvolve um torque de 30 m.kgf a 2420 RPM:

  1. Converte-se RPM para rad/s:
    ω = (2420 × 2π) / 60 = 253,3 rad/s
  2. Calcula-se a potência:
    P = 30 m.kgf × 253,3 rad/s = 7599 kgf.m/s ≈ 100 HP

Fatores que afetam a potência

A potência de um motor é influenciada por:

  • Cilindrada: Volume total deslocado pelos pistões.
  • Eficiência: Qualidade na conversão de energia química do combustível em trabalho útil.
  • Velocidade de rotação: Maior rotação tende a aumentar a potência até o limite de eficiência do motor.

Esses conceitos são essenciais para entender o desempenho de motores aeronáuticos, especialmente no ajuste para condições operacionais específicas.

Fonte: Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa