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Transponder ATC

O transponder ATC (Controle de Tráfego Aéreo) é um equipamento fundamental para a identificação e monitoramento de aeronaves pelos controladores de voo. Parte integrante do sistema de radar de vigilância secundário (SSR), o transponder aumenta a precisão e a eficiência da gestão do espaço aéreo, fornecendo informações detalhadas sobre a aeronave.


Características e Funcionamento

  1. Definição:
    • O transponder é um receptor e transmissor automático, que responde a interrogações enviadas por radares terrestres, transmitindo informações sobre a aeronave, como altitude e código de identificação.
  2. Radar de Vigilância Secundário (SSR):
    • Complementa o radar primário, que apenas detecta o alcance e a direção da aeronave por reflexão de sinais.
    • O SSR, com o transponder, fornece informações adicionais, como altitude e código de quatro dígitos (squawk).
  3. Modos de Operação:
    • Modo A: Envia um código de quatro dígitos escolhido pelo piloto, sem incluir altitude.
    • Modo C: Envia o código de identificação e a altitude da aeronave.
    • Modo S: Além das funções dos modos A e C, comunica-se com sistemas anticolisão (TCAS) e fornece informações detalhadas, como destino e velocidade.
  4. Funções Adicionais:
    • Identificação (Ident): O controlador solicita um sinal especial para identificar positivamente uma aeronave no radar. O piloto pressiona o botão “Ident” no painel, destacando sua posição.
    • Resposta Automática (Reply): Indica que o transponder respondeu a uma interrogação do radar.

Componentes do Transponder

  1. Painel de Controle:
    • Inclui seletores para o código squawk de quatro dígitos (com 4096 combinações possíveis).
    • Botões para selecionar modos de operação: Standby (STBY), On (Ligado), e Altitude (ALT).
  2. Antena da Banda L:
    • Montada na parte inferior da aeronave, é projetada para operar nas frequências do SSR, geralmente 1090 MHz.
  3. Codificação de Altitude:
    • Quando conectado a um altímetro codificador, transmite a altitude de pressão padrão (29,92 inHg), que é convertida em altitude real pelos computadores terrestres.

Codificação e Identificação

  • Código Squawk:
    • Designado pelo controlador de tráfego aéreo para associar a aeronave a uma representação no radar.
    • Por exemplo, o código 1200 é usado para voos VFR em espaços aéreos não controlados.
  • Código ICAO Modo S:
    • Cada aeronave recebe um código único de 24 bits, que permanece associado ao registro da aeronave mesmo em casos de venda.

Manutenção e Testes

  1. Regulamentações:
    • A FAA exige que os transponders sejam testados a cada 24 meses.
    • Esses testes devem ser realizados em instalações autorizadas.
  2. Inspeção Rotineira:
    • Os testes frequentemente coincidem com a inspeção anual, garantindo que o equipamento está em conformidade e funcional.

Benefícios e Aplicações

  1. Monitoramento Eficiente:
    • Melhora a identificação e rastreamento de aeronaves, especialmente em espaços aéreos congestionados.
  2. Maior Segurança:
    • Permite a detecção de altitude, contribuindo para a separação segura entre aeronaves.
  3. Comunicação Avançada (Modo S):
    • Facilita a interoperabilidade com sistemas modernos, como o TCAS, e fornece dados detalhados ao controle de tráfego aéreo.

O transponder ATC é essencial para a navegação aérea moderna, desempenhando um papel crucial na segurança e no gerenciamento eficiente do tráfego aéreo. Com a evolução para o Modo S e sua integração com sistemas avançados, o transponder continua sendo uma tecnologia indispensável na aviação.