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Unidade Acopladora (328A-3G)

A Unidade Acopladora 328A-3G, também conhecida como “Slaving Accessory,” é essencial para a integração e sincronização de informações entre o detector de fluxo e o giro direcional. Ela desempenha um papel fundamental nos sistemas de navegação, especialmente na estabilização girostática do indicador de curso.

Componentes e Funções:

  1. Circuitos Eletrônicos e Dispositivos Eletromecânicos: A unidade incorpora os elementos necessários para combinar e processar os sinais provenientes do detector de fluxo e do giro direcional, gerando uma saída giroestabilizada destinada ao indicador de curso.
  2. Amplificador Servo: Este componente controla o motor do indicador de curso, garantindo a precisão no posicionamento do cartão compasso.
  3. Fonte de Alimentação Interna: A unidade é equipada com uma fonte de força interna que gera tensões de 26 VCA e 115 VCA a 400 Hz. Essa alimentação é utilizada para excitar o giro, o detector e o motor de giro 332E-4.
  4. Circuito de Acoplamento Rápido: Este circuito é ativado automaticamente quando o sistema é energizado, permanecendo ativo por um minuto antes de retornar ao estado normal. Caso haja interrupção de energia superior a um minuto, o sistema volta à operação de acoplamento rápido.

Modos de Operação:

  • Sincronização Automática: Realiza ajustes automáticos na razão de 300° por minuto durante o primeiro minuto de operação. Após esse período, a sincronização prossegue em uma taxa normal de 3° por minuto.
  • Sincronização Manual: Permite ao piloto realizar correções rápidas por meio dos interruptores localizados nos postos de pilotagem. Quando o interruptor é colocado na posição “ACOPL. RÁPIDO”, o circuito limitador é desativado, aumentando significativamente a taxa de correção.

Especificações Técnicas:

  • Alimentação: 27 VCC, 2,6 A.
  • Faixa de Temperatura: -55 °C a +70 °C.
  • Altitude Operacional: -1.000 a +40.000 pés.

Essa unidade é crítica para garantir a precisão e a confiabilidade do sistema de navegação, oferecendo recursos de correção automática e manual adaptados às necessidades de voo.