Válvulas Seletoras em Sistemas de Combustível
As válvulas seletoras desempenham um papel crucial em sistemas de combustível de aeronaves, permitindo gerenciar o fluxo de combustível de forma eficiente e segura. Sua instalação atende diversas funções, como cortar o fluxo, selecionar tanques ou motores, realizar alimentação cruzada e transferir combustível entre tanques.
Tipos de Válvulas Seletoras
- Válvulas Corrediça, Cônica e Disco:
- Corrediça: Operam deslizando elementos internos para alinhar as aberturas.
- Cônica: Incluem um cone ajustado dentro do alojamento que, ao ser girado, alinha as passagens de combustível. Algumas possuem mecanismos de alívio de fricção para facilitar o movimento e prevenir vazamentos.
- Disco: Utilizam rotores cilíndricos com portas que se alinham ao girar, enquanto discos de vedação fecham as demais entradas.
- Tipo Gatilho (“Poppet”):
Operação das Válvulas
As válvulas seletoras podem ser operadas manualmente, por meio de hastes ou cabos, ou eletricamente, utilizando atuadores ou motores elétricos. Em ambos os casos, o design garante que elas funcionem de maneira suave e sem vazamentos, enquanto um mecanismo de trava ou índice mantém a posição desejada.
Importância nos Sistemas
As válvulas seletoras são projetadas para suportar o fluxo total de combustível do sistema, assegurar alinhamento preciso e prevenir vazamentos. Sua capacidade de abrir múltiplas portas simultaneamente em alguns modelos facilita a operação em cenários complexos.
Em sistemas de corte, estas válvulas são usadas para isolar componentes durante a manutenção ou em situações de falha, evitando perdas de combustível e permitindo operações como transferências controladas. A operação de válvulas de corte pode ser manual ou elétrica, utilizando motores reversíveis para mover a porta da válvula e regular o fluxo.
Essas características tornam as válvulas seletoras essenciais para o gerenciamento eficiente e seguro do combustível em aeronaves.