Velocímetro Diferencial
Velocímetro Diferencial
O velocímetro do tipo manômetro diferencial mede a velocidade relativa do ar em relação à aeronave utilizando a diferença entre a pressão dinâmica captada pelo tubo de Pitot e a pressão estática. O estojo do instrumento é feito de baquelite, contendo duas conexões traseiras, uma para a pressão dinâmica e outra para a pressão estática. Internamente, o mecanismo principal consiste em um diafragma de material elástico, como níquel, prata, bronze fosforoso, cobre ou berílio, cuja escolha depende das características desejadas, como elasticidade, resistência a temperatura e histerese.
O movimento do diafragma é transmitido para o ponteiro por meio de um conjunto de alavancas e engrenagens. Este conjunto inclui um setor denteado que se acopla a um pinhão, responsável pelo deslocamento do ponteiro no mostrador graduado. Uma mola cabelo ajusta o mecanismo, eliminando folgas e assegurando a precisão durante o uso contínuo.
O tubo de Pitot é equipado com aquecimento elétrico para evitar a formação de gelo, que pode comprometer a medição ao obstruir a entrada de ar. Diferentes modelos podem apresentar variações no design externo, como a presença de iluminação individual com lâmpada integrada. O estojo pode ser construído em duas partes, facilitando a manutenção e assegurando uma vedação eficaz contra poeira e umidade.
Este tipo de velocímetro é amplamente utilizado em aeronaves devido à sua precisão e confiabilidade em condições adversas.