VOR (VHF Omnidirecional Range)
O VOR é um sistema eletrônico de navegação aérea que fornece informações precisas sobre a direção em relação a uma estação terrestre. Ele opera na faixa de frequências de rádio VHF (Very High Frequency), entre 108.0 e 117.95 MHz, garantindo uma comunicação clara e confiável, mesmo em condições meteorológicas adversas.
O sistema VOR transmite dois sinais: um sinal de referência e um sinal variável. O sinal de referência é transmitido de forma omnidirecional, enquanto o sinal variável é modulado de maneira rotativa. O receptor a bordo da aeronave compara esses dois sinais para determinar a radial ou direção da aeronave em relação à estação. A radial é definida como o ângulo entre o norte magnético e a linha que conecta a estação ao ponto onde a aeronave está.
Componentes principais:
- Estação terrestre: Consiste no transmissor do VOR, responsável pela emissão dos sinais de referência e variável.
- Equipamento de bordo: Inclui o receptor VOR, que analisa os sinais recebidos e fornece ao piloto informações sobre a radial e a direção em relação à estação.
Funções e características:
- Indicação de radiais: Ajuda na determinação da posição exata da aeronave em relação à estação.
- Precisão: Geralmente oferece um erro de apenas ±1°, tornando-se ideal para navegação em rotas e procedimentos de aproximação.
- Representação em cartas aeronáuticas: As localizações das estações VOR e suas respectivas frequências são apresentadas em mapas, facilitando o planejamento e execução de rotas.
Operação prática:
Os pilotos podem usar o VOR para navegar em radiais específicas, seja para se aproximar ou se afastar da estação. Combinações de dois ou mais VORs permitem fixar a posição exata da aeronave, formando uma linha de interseção entre radiais de diferentes estações. Além disso, o VOR é frequentemente utilizado junto com o DME (Distance Measuring Equipment) para determinar a distância em relação à estação, criando o sistema VOR/DME.
O sistema é uma tecnologia robusta e amplamente utilizada, embora tenha sido parcialmente substituído por sistemas GNSS (Global Navigation Satellite Systems) em algumas aplicações. Contudo, o VOR permanece essencial, principalmente como backup em caso de falha de sistemas satelitais.