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O sistema de calefação em aeronaves é projetado para fornecer aquecimento à cabine e é implementado de formas distintas, dependendo do tipo de motor da aeronave:

  1. Aeronaves com Motores a Pistão
    O sistema utiliza o calor gerado pelos gases de escapamento do motor. Esse calor é transferido para o ar de ventilação através de um trocador de calor.
    • Há dois comandos principais no painel:
      • “Cabin Air”: Controla a entrada de ar externo.
      • “Cabin Heat”: Regula a quantidade de calor fornecida à cabine, ajustando o fluxo de ar aquecido pelo sistema.
    • O funcionamento é similar ao sistema de aquecimento de ar utilizado nos carburadores, aproveitando a energia térmica dissipada pelo escapamento.
  2. Aeronaves com Motores a Reação
    Nesses aviões, o sistema utiliza ar comprimido e quente retirado dos compressores do motor, conhecido como ar de sangria.
    • O ar de sangria é condicionado antes de ser enviado para a cabine.
    • Esse método é altamente eficiente devido à disponibilidade de grandes quantidades de ar quente nos motores a jato, permitindo a calefação mesmo em altitudes elevadas.

Esses sistemas são essenciais para o conforto e segurança em altitudes onde as temperaturas externas podem ser extremamente baixas. O controle adequado garante uma climatização eficiente, evitando problemas como condensação ou desconforto térmico.