Tipos e Características dos Motores de Corrente Contínua (CC)
Os motores de corrente contínua desempenham papéis cruciais em aeronaves, com diferentes configurações para atender diversas aplicações. Eles compartilham características comuns, como o uso de pelo menos dois campos magnéticos: um componente estacionário (estator) e um componente rotacional (rotor). A seguir, os principais tipos e suas características:
1. Motores de Ímã Permanente
- Características:
- Aplicações:
- Menos comuns em aeronaves devido às suas limitações de torque e potência.
2. Motores de Eletroímã
- Características:
- Estator e rotor são eletroímãs, permitindo maior controle e potência.
- São os mais usados em aeronaves devido à alta eficiência e torque.
- Classificação:
- Motores com Excitação em Série:
- Configuração: Bobinas de campo conectadas em série com a armadura.
- Vantagens:
- Alto torque inicial, ideal para cargas pesadas no momento da partida.
- Adequado para operar motores de partida e trens de pouso.
- Desvantagens:
- Necessita de carga acoplada, pois pode se desgovernar em vazio devido ao aumento excessivo de velocidade.
- Motores com Excitação em Derivação:
- Configuração: Bobinas de campo conectadas em paralelo com a armadura.
- Vantagens:
- Velocidade quase constante, mesmo com variações de carga.
- Ideal para cargas que aumentam progressivamente, como ventiladores e bombas centrífugas.
- Desvantagens:
- Torque de partida relativamente baixo.
- Motores com Excitação Composta:
- Configuração: Combinação de campos em série e em derivação.
- Vantagens:
- Combina o torque inicial elevado dos motores em série com a estabilidade de velocidade dos motores em derivação.
- Mantém desempenho adequado sob uma ampla faixa de cargas.
- Aplicações:
- Utilizados em bombas hidráulicas e sistemas que alternam entre condições de carga leve e máxima.
- Motores com Excitação em Série:
3. Variações de Velocidade e Torque
- Motores em Série:
- Alta corrente inicial gera torque elevado.
- Necessitam de restrições mecânicas para evitar danos por excesso de velocidade.
- Motores em Derivação:
- Operam em velocidade constante devido à interação entre a força contraeletromotriz (FCEM) e a resistência do campo.
- Adaptam-se bem a cargas progressivas.
- Motores Compostos:
- Mantêm velocidade relativamente constante e fornecem alto torque inicial, tornando-os versáteis.
Considerações para Aeronaves
- Motores em série são preferidos para partidas sob carga pesada.
- Motores em derivação são usados onde a constância de velocidade é fundamental.
- Motores compostos equilibram torque inicial e estabilidade, ideais para sistemas hidráulicos em aeronaves modernas.