Bomba Manual
A bomba manual é um dispositivo comumente usado em aeronaves leves para fornecer pressão no sistema de combustível de forma simples e confiável. Esse equipamento é operado diretamente pelo piloto, a partir da cabine, utilizando controles específicos.
O funcionamento baseia-se em um sistema de câmara e válvulas. Quando a alavanca conectada à lâmina central é acionada, ela gera uma baixa pressão na câmara, criando um diferencial de pressão. Este diferencial permite que o combustível entre na câmara através de uma válvula de aleta inferior, que se abre devido à pressão de entrada. Enquanto isso, o combustível também se desloca para a câmara superior, preenchendo-a.
Durante o movimento descendente da lâmina, a válvula de aleta inferior fecha, evitando o retorno do combustível para a linha de entrada. O combustível na câmara inferior é direcionado para outra câmara por meio de uma passagem e expelido para o carburador através da válvula de saída.
Esse ciclo é repetido a cada movimento da alavanca, em qualquer direção, garantindo um fluxo contínuo de combustível. A operação simples e a ausência de eletrônicos tornam a bomba manual uma solução eficaz em situações onde sistemas mais complexos não são necessários.