fbpx

Indicadores de Sistema de Combustível

Os indicadores de quantidade de combustível desempenham um papel essencial ao informar o operador sobre a quantidade remanescente de combustível nos tanques durante a operação da aeronave. Existem quatro tipos principais de indicadores de combustível, cada um com características específicas e usos indicados:

  1. Visor de Vidro: Este é o método mais simples de medição, baseado no princípio de que os líquidos buscam seu nível. Consiste em um tubo de vidro ou plástico conectado ao tanque, permitindo a leitura visual do nível. A escala pode ser calibrada em galões ou polegadas. Embora simples, não é adequado para grandes aeronaves onde o tanque está distante da cabine.
  2. Mecânico: Conhecido como indicador de leitura direta, está localizado no próprio tanque e usa uma bóia conectada mecanicamente ao indicador. As alterações no nível do combustível movem a bóia, alterando a posição do indicador.
  3. Elétrico: Este sistema combina um transmissor no tanque, operado por uma bóia, e um indicador na cabine. As alterações no nível do combustível fazem com que o transmissor envie sinais elétricos ao indicador. Este tipo é eficiente para monitorar vários tanques em um único indicador e pode ser instalado a distâncias significativas do tanque.
  4. Eletrônico (Capacitância): Diferente dos outros, não utiliza partes móveis dentro do tanque. Mede a capacitância do combustível como dielétrico entre as placas do condensador. É altamente preciso, pois mede o combustível em peso (e não em volume), compensando variações devido à temperatura.

Além desses sistemas, métodos adicionais são usados para verificar a quantidade de combustível no solo, como indicadores operados por bóia, baionetas ou varetas calibradas. Estes são particularmente úteis para grandes tanques, onde mesmo pequenas variações podem representar diferenças significativas na quantidade de combustível.

O avanço para sistemas eletrônicos, como os de capacitância, foi impulsionado pela necessidade de maior precisão e confiabilidade em aeronaves maiores, onde as condições de operação demandam medições robustas e integradas.