fbpx

Altímetro padrão

O altímetro padrão emprega uma cápsula aneróide, uma cápsula metálica selada e evacuada, cuja expansão e contração respondem às variações de pressão atmosférica. Quando a pressão diminui com o aumento da altitude, a cápsula se expande, movimentando um sistema de eixos e engrenagens que aciona o ponteiro do instrumento, exibindo a altitude no mostrador calibrado em pés. Esse sistema simples permite que o piloto ajuste o altímetro para marcar zero no solo, garantindo maior precisão durante voos locais.

Entretanto, devido às mudanças de pressão atmosférica ao longo de grandes distâncias, tornou-se necessário o desenvolvimento de altímetros com escala barométrica ajustável, possibilitando a calibração conforme a pressão no destino, permitindo que o instrumento indique corretamente a altitude em relação ao nível médio do mar. Isso facilita a determinação precisa da altura sobre obstáculos durante o voo.

Os modelos mais modernos de altímetros utilizam múltiplos ponteiros para exibir diferentes faixas de altitude (1.000, 10.000 e 100.000 pés) de forma clara, minimizando erros de leitura. Além disso, em aeronaves pressurizadas e de alta performance, é comum o uso de vibradores no painel para compensar a fricção interna e garantir a precisão do sistema de indicação. O funcionamento preciso depende do acionamento de tambores mecânicos e de um potenciômetro integrado ao sistema de pressurização da cabine, ajustado à pressão atmosférica de referência pelo piloto. Esse conjunto é projetado para operar com mínima fricção, utilizando rubis nos pivôs principais para evitar desgaste excessivo.