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Sistema de Sucção a Vácuo

O sistema de sucção por bomba é um mecanismo essencial em aeronaves que operam instrumentos giroscópicos dependentes de vácuo. Este sistema gera vácuo a partir de uma bomba acionada pelo motor da aeronave, com capacidade variável conforme o número de giroscópios instalados e a rotação do motor.

Componentes principais:

  1. Separador de ar e óleo: Separa o óleo do ar expelido pela bomba de vácuo. O ar é liberado na atmosfera, enquanto o óleo retorna ao motor para reaproveitamento.
  2. Válvula de alívio de sucção: Regula o nível de vácuo necessário para os instrumentos. Quando a sucção ultrapassa o necessário, uma mola aciona a válvula, permitindo a entrada de ar atmosférico e estabilizando a pressão.
  3. Válvula de alívio de pressão: Previne danos ao sistema em caso de aumento de pressão na linha, liberando o ar excessivo para a atmosfera.
  4. Válvula unidirecional: Evita o fluxo reverso de ar e óleo que poderia danificar os instrumentos em situações de retrocesso do motor.
  5. Válvula seletora: Em aeronaves bimotoras, permite selecionar qual bomba será utilizada, assegurando a operação do sistema mesmo em caso de falha de um motor ou de uma bomba.
  6. Válvula restritora: Reduz a sucção para instrumentos que requerem menor pressão, como o indicador de curva e inclinação (“turn and bank”). Pode ser ajustável por agulha ou controlada por mola.
  7. Filtro de ar: Remove partículas do ar antes que ele alcance os instrumentos giroscópicos. Pode ser um filtro mestre ou filtros individuais em cada instrumento, prevenindo entupimentos e garantindo a precisão das leituras.
  8. Indicador de sucção: Exibe a diferença de pressão em polegadas de mercúrio (inHg), garantindo que os instrumentos giroscópicos operem dentro dos limites de segurança estabelecidos. Algumas aeronaves possuem uma válvula seletora para medir o vácuo em diferentes pontos do sistema.

Este sistema assegura o funcionamento contínuo e preciso dos instrumentos giroscópicos durante o voo, essencial para navegação e estabilidade da aeronave em condições adversas. A correta manutenção e monitoramento do sistema de vácuo são fundamentais para evitar falhas que comprometam a segurança operacional.