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ACARS (Sistema de Comunicações e Relatório de Aeronaves)

O ACARS (Aircraft Communications Addressing and Reporting System) é um sistema digital utilizado para a transferência de informações entre aeronaves e estações terrestres. Ele opera em frequências VHF entre 129,00 e 137,00 MHz e é fundamental para comunicações eficientes e rápidas, especialmente em operações de companhias aéreas.


Componentes do Sistema ACARS:

  1. Equipamentos Aéreos:
    • Unidade de Controle (CU): Localizada na cabine de comando, permite que a tripulação envie e receba mensagens.
    • Unidade de Gerenciamento (MU): Instalado na baia de equipamentos, processa e gerencia as mensagens do sistema.
  2. Equipamentos de Solo:
    • Antenas e Unidades R-T: Recebem e transmitem sinais de rádio.
    • Conexões de Internet: Ligam as antenas a instalações centrais, como a base de operações da ARINC em Chicago.
    • Centros de Operações das Companhias Aéreas: Permitem a comunicação direta entre as aeronaves e os operadores das companhias.
  3. Cobertura:
    • Nos EUA, Canadá e México, o ACARS é operado pela ARINC.
    • Em outras regiões, como a Europa, o sistema é oferecido pela SITA, uma multinacional especializada em telecomunicação para aviação.

Funcionamento do ACARS:

  • Mensagens Digitais Curtas:
    • As mensagens utilizam um bloco de código de no máximo 220 caracteres, sendo transmitidas em formato digital.
    • Mensagens mais longas são divididas em múltiplos blocos para transmissão sequencial.
  • Modos de Operação:
    1. Modo de Demanda:
      • A tripulação ou os equipamentos da aeronave iniciam a comunicação.
      • Antes de transmitir, a MU verifica se o canal está livre. Caso contrário, a mensagem aguarda sua vez.
      • Se a mensagem não for confirmada, o sistema tenta retransmiti-la até seis vezes antes de notificar a tripulação sobre a falha.
    2. Modo de Interrogação:
      • A comunicação é iniciada pelas estações terrestres, que enviam “perguntas” para a aeronave.
      • Quando solicitadas, as informações formatadas pela MU são enviadas em resposta.

Fonte dos Dados Transmitidos:

O ACARS coleta informações de vários sistemas da aeronave, incluindo:

  • FMS (Flight Management System): Dados de navegação e desempenho.
  • AIDS (Aircraft Integrated Data System): Dados operacionais integrados.
  • CMCS (Central Maintenance Computer System): Informações de manutenção e diagnóstico.

Vantagens do ACARS:

  1. Automação:
  2. Confiabilidade:
    • Garante a entrega de mensagens importantes por meio de retransmissões automáticas.
  3. Integração:
    • Combina dados de diferentes sistemas da aeronave para fornecer informações precisas e atualizadas.
  4. Versatilidade:
    • Utilizado para mensagens operacionais, como relatórios meteorológicos, status de manutenção e informações de voo.

Comparação com Sistemas Modernos:

Embora o ACARS seja uma tecnologia madura e confiável, a crescente adoção de sistemas baseados em satélite e internet oferece alternativas com maior largura de banda e capacidade. No entanto, devido à sua simplicidade e custo relativamente baixo, o ACARS continua sendo uma ferramenta amplamente utilizada na aviação comercial.