Potência Indicada (IHP)

O Indicated Horsepower (IHP) é a potência teórica desenvolvida por um motor a pistão durante seu ciclo de operação. Ele é calculado com base na pressão média efetiva dentro dos cilindros, na cilindrada do motor e na rotação por minuto (RPM).

Vou explicar detalhadamente o cálculo do IHP (Indicated Horsepower) em motores aeronáuticos.

A fórmula PLANK (mnemônico para memorização) é:

IHP = (P × L × A × N × K) / 33.000

Onde:
P = Pressão efetiva média indicada (PSI)
L = Comprimento do curso (em PÉS)
A = Área da cabeça do pistão (pol²)
N = Número de tempos de potência por minuto (RPM/2)
K = Número de cilindros

Exemplo prático:
Dados:

  • Pressão média = 165 PSI
  • Curso = 6″ (0,5 pés)
  • Diâmetro do cilindro = 5,5″
  • RPM = 3.000
  • Número de cilindros = 12

Cálculos:

  1. Área do pistão (A):
    A = π × D²/4
    A = 3,1416 × 5,5² × 0,25
    A = 23,76 pol²
  2. Tempos de potência (N):
    N = RPM/2
    N = 3.000/2
    N = 1.500
  3. IHP final:
    IHP = (165 × 0,5 × 23,76 × 1.500 × 12) / 33.000
    IHP = 1.069,20 HP

Pontos importantes:

  1. O IHP é sempre maior que o BHP (Brake Horsepower)
  2. A diferença entre IHP e BHP representa as perdas por atrito
  3. O rendimento mecânico é dado por: BHP/IHP

Esta fórmula é fundamental para:

Dimensionamento de sistemas

Cálculos de performance do motor

Análise de eficiência

Diagnóstico de problemas

Onde:

  • PmP_m = Pressão média efetiva nos cilindros (psi)
  • LL = Curso do pistão (pés)
  • AA = Área da cabeça do pistão (pol²)
  • NN = Número de explosões por minuto
  • KK = Número de cilindros
  • 33.000 é um fator de conversão para HP, considerando que 1 HP equivale a 33.000 lb-pés/min.

O IHP não leva em conta as perdas mecânicas do motor, como atrito e calor dissipada, sendo, portanto, maior do que a potência real disponível no eixo do motor, chamada de Brake Horsepower (BHP). A eficiência mecânica do motor pode ser calculada comparando-se o BHP com o IHP.

O IHP é um valor importante para projetistas e engenheiros porque permite avaliar a eficiência da combustão interna do motor e sua capacidade de geração de potência antes das perdas mecânicas.