Potência Indicada (IHP)
O Indicated Horsepower (IHP) é a potência teórica desenvolvida por um motor a pistão durante seu ciclo de operação. Ele é calculado com base na pressão média efetiva dentro dos cilindros, na cilindrada do motor e na rotação por minuto (RPM).
Vou explicar detalhadamente o cálculo do IHP (Indicated Horsepower) em motores aeronáuticos.
A fórmula PLANK (mnemônico para memorização) é:
IHP = (P × L × A × N × K) / 33.000
Onde:
P = Pressão efetiva média indicada (PSI)
L = Comprimento do curso (em PÉS)
A = Área da cabeça do pistão (pol²)
N = Número de tempos de potência por minuto (RPM/2)
K = Número de cilindros
Exemplo prático:
Dados:
- Pressão média = 165 PSI
- Curso = 6″ (0,5 pés)
- Diâmetro do cilindro = 5,5″
- RPM = 3.000
- Número de cilindros = 12
Cálculos:
- Área do pistão (A):
A = π × D²/4
A = 3,1416 × 5,5² × 0,25
A = 23,76 pol² - Tempos de potência (N):
N = RPM/2
N = 3.000/2
N = 1.500 - IHP final:
IHP = (165 × 0,5 × 23,76 × 1.500 × 12) / 33.000
IHP = 1.069,20 HP
Pontos importantes:
- O IHP é sempre maior que o BHP (Brake Horsepower)
- A diferença entre IHP e BHP representa as perdas por atrito
- O rendimento mecânico é dado por: BHP/IHP
Esta fórmula é fundamental para:
Dimensionamento de sistemas
Cálculos de performance do motor
Análise de eficiência
Diagnóstico de problemas
Onde:
- PmP_m = Pressão média efetiva nos cilindros (psi)
- LL = Curso do pistão (pés)
- AA = Área da cabeça do pistão (pol²)
- NN = Número de explosões por minuto
- KK = Número de cilindros
- 33.000 é um fator de conversão para HP, considerando que 1 HP equivale a 33.000 lb-pés/min.
O IHP não leva em conta as perdas mecânicas do motor, como atrito e calor dissipada, sendo, portanto, maior do que a potência real disponível no eixo do motor, chamada de Brake Horsepower (BHP). A eficiência mecânica do motor pode ser calculada comparando-se o BHP com o IHP.
O IHP é um valor importante para projetistas e engenheiros porque permite avaliar a eficiência da combustão interna do motor e sua capacidade de geração de potência antes das perdas mecânicas.