O sistema de indicação do ângulo de ataque mede a inclinação do fluxo de ar em relação à fuselagem da aeronave, fornecendo informações essenciais para evitar situações de estol, quando a sustentação pode ser perdida devido a um ângulo crítico. Localizado no painel de instrumentos, o indicador de ângulo de ataque opera por meio de um sensor de corrente de ar, que se estende para o vento relativo.
Esse sistema utiliza pressão diferencial detectada por fendas na antena do sensor. O fluxo de ar atravessa compartimentos separados, provocando movimento nos remos internos quando há variação de pressão. A antena gira automaticamente até equilibrar essa pressão, garantindo alinhamento com o fluxo de ar. Dois potenciômetros no sensor convertem a posição da antena em sinais elétricos, enviados ao indicador no painel. O sistema inclui ainda um circuito autoajustável que mantém o equilíbrio elétrico conforme o ângulo de ataque se altera, acionando o servo motor responsável por mover o ponteiro do indicador.
Ao se aproximar do ângulo crítico, o sistema pode enviar alertas ao operador, como atuadores que pressionam os pedais do leme, ajudando na prevenção de estol e aumentando a segurança em voo.