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As baterias são fontes essenciais de eletricidade em aeronaves, sendo utilizadas para partida do motor, alimentação de dispositivos elétricos em situações de emergência e funcionamento de sistemas elétricos com o motor parado. Os dois principais tipos de baterias usadas na aviação são as de chumbo-ácido e as alcalinas de níquel-cádmio (NiCd).

Baterias de Chumbo-Ácido

As baterias de chumbo-ácido possuem placas positivas e negativas feitas de chumbo, imersas em um eletrólito composto de água e ácido sulfúrico. Cada célula dessas baterias gera uma tensão nominal de 2 volts. Assim, baterias de:

  • 12 volts possuem 6 células.
  • 24 volts possuem 12 células.

Essas baterias, denominadas também de chumbo-ácido, são vulneráveis à sulfatação, um processo químico que ocorre quando permanecem descarregadas por muito tempo, resultando em perda de capacidade.

Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

Baterias de Níquel-Cádmio (NiCd)

As baterias NiCd utilizam um eletrólito alcalino, o hidróxido de potássio, em vez do ácido sulfúrico. Suas placas são feitas de sais de níquel (positivas) e cádmio (negativas). Cada célula gera uma tensão nominal de 1,2 volts. Para atingir a tensão necessária:

  • São necessários 10 elementos para baterias de 12 volts.
  • 20 elementos para baterias de 24 volts.

Manutenção e Cuidados

Para garantir a longevidade e funcionalidade, as baterias devem ser mantidas adequadamente:

  • Carga: As baterias devem estar sempre bem carregadas. Durante o carregamento, a voltagem e a corrente devem ser mantidas dentro dos limites recomendados para evitar danos.
  • Eletrólito: O nível do eletrólito precisa ser monitorado e ajustado quando necessário.
  • Armazenamento: Armazenar baterias descarregadas pode causar deterioração, especialmente em baterias de chumbo-ácido.