As baterias são fontes essenciais de eletricidade em aeronaves, sendo utilizadas para partida do motor, alimentação de dispositivos elétricos em situações de emergência e funcionamento de sistemas elétricos com o motor parado. Os dois principais tipos de baterias usadas na aviação são as de chumbo-ácido e as alcalinas de níquel-cádmio (NiCd).
Baterias de Chumbo-Ácido
As baterias de chumbo-ácido possuem placas positivas e negativas feitas de chumbo, imersas em um eletrólito composto de água e ácido sulfúrico. Cada célula dessas baterias gera uma tensão nominal de 2 volts. Assim, baterias de:
- 12 volts possuem 6 células.
- 24 volts possuem 12 células.
Essas baterias, denominadas também de chumbo-ácido, são vulneráveis à sulfatação, um processo químico que ocorre quando permanecem descarregadas por muito tempo, resultando em perda de capacidade.
Baterias de Níquel-Cádmio (NiCd)
As baterias NiCd utilizam um eletrólito alcalino, o hidróxido de potássio, em vez do ácido sulfúrico. Suas placas são feitas de sais de níquel (positivas) e cádmio (negativas). Cada célula gera uma tensão nominal de 1,2 volts. Para atingir a tensão necessária:
Manutenção e Cuidados
Para garantir a longevidade e funcionalidade, as baterias devem ser mantidas adequadamente:
- Carga: As baterias devem estar sempre bem carregadas. Durante o carregamento, a voltagem e a corrente devem ser mantidas dentro dos limites recomendados para evitar danos.
- Eletrólito: O nível do eletrólito precisa ser monitorado e ajustado quando necessário.
- Armazenamento: Armazenar baterias descarregadas pode causar deterioração, especialmente em baterias de chumbo-ácido.