Categorias do ILS
O Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS) é classificado em três categorias principais, que refletem a sofisticação dos equipamentos em solo e as condições mínimas meteorológicas para operação.
Categoria I (CAT I): É a mais comum e menos restritiva. Os mínimos operacionais incluem um teto não inferior a 200 pés em relação à área de toque (TDZE) e visibilidade apropriada. Requer apenas aeronaves homologadas para IFR e pilotos com habilitação IFR válida.
Categoria II (CAT II): Possui requisitos mais rigorosos, com um teto não inferior a 100 pés. A operação exige que os pilotos sejam treinados e habilitados para a categoria, além de aeronaves devidamente homologadas. No Brasil, poucos aeroportos, como Guarulhos, Galeão e Afonso Pena, possuem capacidade CAT II.
Categoria III (CAT III): Subdividida em CAT IIIA, IIIB e IIIC, esta categoria demanda sistemas de pouso automático e tripulações altamente treinadas. No Brasil, atualmente, não há aeroportos operando nessa categoria devido às suas exigências técnicas e operacionais avançadas.
Essas categorias definem os padrões mínimos de visibilidade e teto necessários para que pousos assistidos pelo ILS possam ser realizados com segurança.