O compressor em motores a reação tem a função de aumentar a pressão do ar admitido antes de enviá-lo para a câmara de combustão. Diferentemente dos motores a pistão, onde a pressão do ar aumenta no momento da combustão devido ao movimento dos pistões, no motor a reação, a pressão máxima no sistema é determinada pelo desempenho do compressor. Essa etapa é fundamental para a eficiência do motor, pois o ar comprimido otimiza a combustão ao misturar-se com o combustível.
Existem dois tipos principais de compressores:
- Compressor Centrífugo
Este tipo usa a força centrífuga para aumentar a pressão do ar. O ar entra no centro do compressor e é acelerado para fora em direção à borda, onde é comprimido. É simples, robusto, eficiente em motores menores e ocupa menos espaço axial, sendo comum em motores mais compactos. - Compressor Axial
Neste tipo, o ar flui paralelamente ao eixo do motor, passando por várias etapas de pás rotativas (rotor) e estacionárias (estator). É mais eficiente em motores maiores e em aplicações que requerem alta pressão, como em aeronaves comerciais e militares de grande porte. Embora seja mais complexo e maior em tamanho axial, sua eficiência em motores de alto desempenho compensa essas limitações.
Alguns motores combinam os dois tipos, utilizando um compressor centrífugo seguido de um axial, tirando vantagem das características de ambos para maximizar a eficiência e a compressão do ar. Essa configuração é encontrada principalmente em motores projetados para aplicações específicas onde um equilíbrio entre desempenho, tamanho e complexidade é necessário.