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Constituição Sincromotor

O sincromotor possui uma construção semelhante ao sincrogerador. Ambos compartilham estatores idênticos, sendo o rotor a principal diferença entre eles. No sincromotor, o rotor contém enrolamentos que, ao serem alimentados por corrente alternada trifásica, criam um campo magnético sincronizado com o campo gerado pelo estator. Este tipo de motor é amplamente utilizado em aplicações que exigem velocidade constante e alta precisão, como instrumentos de navegação e controle em aeronaves.

O estator do sincromotor é composto por um núcleo ferromagnético, laminado para reduzir perdas por correntes de Foucault, e por enrolamentos distribuídos em slots que criam o campo magnético girante ao receber corrente alternada trifásica. O rotor pode conter enrolamentos de curto-circuito para garantir o torque de partida, permitindo que o motor inicie sua operação como um motor de indução, até atingir a velocidade síncrona.

A eficiência de funcionamento depende da minimização de perdas de potência, como fricção, histerese e correntes parasitas, além de um controle adequado da alimentação elétrica.