Cubo da Hélice
Cubo da Hélice
O cubo da hélice é o componente central de uma hélice de aeronave, responsável por fixar as pás e conectá-las ao eixo do motor. Ele deve suportar forças intensas, incluindo a força centrífuga gerada pela rotação das pás, o torque do motor e as cargas aerodinâmicas.
Estrutura e Fixação
O cubo pode ser fabricado em diferentes formatos e materiais, dependendo do tipo de hélice e motor utilizados. Em hélices de passo fixo, ele é geralmente feito de aço forjado ou alumínio, e pode ser montado no eixo do motor por meio de diferentes tipos de conexões:
- Eixo cônico: O cubo é preso ao eixo por meio de uma porca de retenção rosqueada.
- Eixo estriado: Utiliza um encaixe dentado que garante uma fixação firme.
- Eixo flangeado: O cubo é aparafusado diretamente em uma flange do eixo do motor.
Cubo em Hélices de Passo Variável
Nas hélices de passo variável, o cubo contém um mecanismo interno para ajustar o ângulo das pás. Esse mecanismo pode incluir:
- Came rotativo e came fixo: Responsáveis por controlar o movimento angular das pás.
- Pistão hidráulico: Utiliza óleo sob pressão para modificar o passo das pás.
- Braçadeiras e rolamentos: Fixam as pás no cubo, permitindo que elas girem para ajustar o passo.
Manutenção e Inspeção
O cubo da hélice deve ser inspecionado regularmente para evitar falhas estruturais. Durante uma inspeção, verifica-se:
- Desgaste nos alojamentos dos cones e nas superfícies de contato.
- Corrosão e trincas que podem comprometer a segurança do conjunto.
- Equilíbrio estático e dinâmico da hélice para evitar vibrações excessivas.
O cubo da hélice desempenha um papel essencial na transmissão da potência do motor para a hélice e deve ser mantido em perfeitas condições para garantir o desempenho seguro da aeronave.