Cubo da Hélice

Cubo da Hélice

O cubo da hélice é o componente central de uma hélice de aeronave, responsável por fixar as pás e conectá-las ao eixo do motor. Ele deve suportar forças intensas, incluindo a força centrífuga gerada pela rotação das pás, o torque do motor e as cargas aerodinâmicas.

Estrutura e Fixação

O cubo pode ser fabricado em diferentes formatos e materiais, dependendo do tipo de hélice e motor utilizados. Em hélices de passo fixo, ele é geralmente feito de aço forjado ou alumínio, e pode ser montado no eixo do motor por meio de diferentes tipos de conexões:

  • Eixo cônico: O cubo é preso ao eixo por meio de uma porca de retenção rosqueada.
  • Eixo estriado: Utiliza um encaixe dentado que garante uma fixação firme.
  • Eixo flangeado: O cubo é aparafusado diretamente em uma flange do eixo do motor.

Cubo em Hélices de Passo Variável

Nas hélices de passo variável, o cubo contém um mecanismo interno para ajustar o ângulo das pás. Esse mecanismo pode incluir:

  • Came rotativo e came fixo: Responsáveis por controlar o movimento angular das pás.
  • Pistão hidráulico: Utiliza óleo sob pressão para modificar o passo das pás.
  • Braçadeiras e rolamentos: Fixam as pás no cubo, permitindo que elas girem para ajustar o passo.

Manutenção e Inspeção

O cubo da hélice deve ser inspecionado regularmente para evitar falhas estruturais. Durante uma inspeção, verifica-se:

  • Desgaste nos alojamentos dos cones e nas superfícies de contato.
  • Corrosão e trincas que podem comprometer a segurança do conjunto.
  • Equilíbrio estático e dinâmico da hélice para evitar vibrações excessivas.

O cubo da hélice desempenha um papel essencial na transmissão da potência do motor para a hélice e deve ser mantido em perfeitas condições para garantir o desempenho seguro da aeronave.