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O bico injetor é um componente crucial do sistema de combustão em motores a reação. Sua principal função é pulverizar o combustível, que é fornecido sob alta pressão, em partículas finamente divididas. Esse processo otimiza a mistura do combustível com o ar primário, promovendo uma combustão eficiente e uniforme.

Durante a pulverização, o jato de combustível gera um pequeno fluxo de ar que desempenha uma função essencial: prevenir o acúmulo de carvão no orifício de pulverização. Isso ocorre porque o fluxo contínuo de ar impede que partículas de carbono ou resíduos de combustível não queimado se depositem no bico.

As partículas pulverizadas não aderem ao bico injetor devido ao design eficiente do sistema e são rapidamente queimadas pela chama dentro da câmara de combustão. Essa queima completa transforma os resíduos em dióxido de carbono (CO₂), eliminando a formação de depósitos que poderiam comprometer o desempenho do motor.

Esse processo assegura a durabilidade do bico injetor e a manutenção de uma combustão limpa, contribuindo para a eficiência energética do motor e reduzindo os custos de manutenção associados ao acúmulo de resíduos.

Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa