fbpx

Armazenamento de Baterias de Níquel-Cádmio

As baterias de níquel-cádmio podem ser armazenadas por longos períodos, tanto carregadas quanto descarregadas, sem sofrer danos, desde que estejam limpas para evitar corrosão. Em temperatura ambiente, uma bateria carregada retém a maior parte de sua energia por até 6 meses.

Se a bateria for destinada a uso imediato após o armazenamento, recomenda-se mantê-la em carga lenta, utilizando uma corrente muito baixa. Nesse caso, é necessário garantir ventilação adequada, monitorar o nível do eletrólito regularmente e reabastecer com água se necessário.

Para armazenamento prolongado sem recarga, é preferível descarregar completamente a bateria. Isso pode ser feito usando clipes de curto-circuito para zerar a capacidade de cada célula. Durante o armazenamento, os terminais positivo e negativo devem ser conectados para evitar desequilíbrios entre as células. Aplicar uma fina camada de graxa não condutora, como vaselina, nas conexões das células ajuda a prevenir corrosão.

Ao retirar a bateria do armazenamento, limpe-a, remova os clipes de curto-circuito (se aplicáveis) e recarregue-a utilizando as configurações corretas de tensão e corrente. Antes de iniciar a recarga, certifique-se de que as tampas das células estejam limpas, livres de resíduos de carbonato de potássio e que as aberturas estejam desobstruídas para garantir o funcionamento seguro.