O medidor de fadiga é um dispositivo composto por um acelerômetro e registrador de dados, projetado para monitorar as acelerações verticais experimentadas por uma aeronave durante o voo. Esse equipamento é instalado próximo ao centro de gravidade (CG) da aeronave e tem a função específica de registrar a quantidade de vezes que determinadas faixas de aceleração são excedidas, abrangendo valores entre -2,5g e +8,0g.
Para garantir que apenas as acelerações em voo sejam registradas, a alimentação elétrica do sistema é controlada por um microinterruptor, que pode ser acionado pelo trem de pouso ou pelo velocímetro da aeronave. O sistema conta com oito contadores eletromagnéticos, cada um configurado para registrar uma faixa de aceleração específica.
O funcionamento do medidor é baseado em dois estados operacionais: travado e destravado. Quando o valor de aceleração atinge uma faixa limite pré-determinada, o contador é travado; ele é destravado ao retornar próximo ao valor de 1g, completando a contagem. Essa diferença de aceleração é chamada de faixa limite, e o projeto do sistema visa a registrar apenas variações lentas do fator de carga, excluindo aquelas causadas por vibrações de alta frequência, que geralmente não resultam em fadiga significativa.
O acelerômetro possui um sistema mecânico que controla a resposta de frequência, composto por molas principais e secundárias, massas e um amortecedor proporcional à velocidade, garantindo alta precisão na detecção de acelerações relevantes. Esse projeto também aumenta a durabilidade e a confiabilidade do sistema ao reduzir o fator de carga sobre o amortecimento.
Adicionalmente, o medidor de fadiga é equipado com um mecanismo de trava de segurança para proteger o acelerômetro contra danos durante o transporte e manuseio, imobilizando o sistema antes de sua instalação na aeronave.