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Medidor de Fadiga

O circuito elétrico do medidor de fadiga é alimentado por 28 VCC e contém um microinterruptor que ativa o medidor somente durante o voo. O sistema inclui indutores e capacitores (L1, L2, C1 e C2) que funcionam como filtros de supressão de interferência de rádio.

A operação ocorre com base na detecção de uma aceleração específica, como +4,5G. A massa sensora controla a escova móvel, que ao atingir um segmento do comutador correspondente à aceleração, coloca uma massa no ponto “T” do contador eletromagnético. Com isso, a bobina iniciadora é energizada, acionando o relé. Este relé alimenta a bobina contadora, limitando a corrente através do resistor R2, e registra a contagem. Em seguida, a bobina mantenedora mantém o relé energizado por meio de 28 VCC e do resistor R1, mesmo após a escova sair do segmento do comutador.

O relé permanece ativado até que uma massa no ponto “S” do contador desenergize a bobina mantenedora, interrompendo o circuito. O diodo D1 protege o sistema contra centelhamento ao suprimir picos de tensão. O sistema registra as acelerações sofridas pela aeronave transformando o movimento da massa sensora em movimento rotativo da escova, que registra o valor proporcional no contador.