fbpx

Motores térmicos convertem energia térmica, gerada pela queima de combustíveis, em energia mecânica, utilizada para produzir movimento. Nos sistemas de propulsão aeronáutica, essa transformação é fundamental para gerar a força necessária para o voo.

A maior parte dos propulsores de aeronaves, como motores a pistão e motores a reação (como turbojatos, turbofans, turboprops e turboeixos), são classificados como motores térmicos. O princípio básico de funcionamento envolve a combustão de uma mistura de combustível e ar, gerando calor. Este calor expande gases, que realizam trabalho ao movimentar componentes mecânicos, como pistões em motores a combustão interna ou turbinas em motores a reação.

A eficiência e o desempenho dos motores térmicos dependem de fatores como o tipo de combustível utilizado, a compressão da mistura de ar e combustível, e a capacidade de dissipar ou aproveitar o calor gerado durante a combustão. Nos motores aeronáuticos, o controle preciso dessas variáveis é essencial para alcançar potência, confiabilidade e eficiência.