No movimento do pistão dentro do cilindro de um motor, ele atinge dois pontos extremos que são fundamentais para o funcionamento do ciclo de quatro tempos: o Ponto Morto Alto (PMA) e o Ponto Morto Baixo (PMB).
O Ponto Morto Alto (PMA) ocorre quando o pistão atinge sua posição mais elevada dentro do cilindro. Este ponto é crucial, pois é o momento em que o pistão está mais próximo da câmara de combustão. Geralmente, é no PMA que a combustão ocorre, com a centelha da vela de ignição inflamando a mistura ar-combustível, impulsionando o pistão para baixo.
O Ponto Morto Baixo (PMB) é a posição oposta, onde o pistão alcança o ponto mais baixo em seu deslocamento dentro do cilindro. Este ponto marca o término do movimento descendente do pistão, seja para completar a admissão ou expulsar os gases queimados no ciclo de exaustão.
A distância entre o PMA e o PMB é chamada de Curso. O curso representa o comprimento total do deslocamento linear do pistão dentro do cilindro. Este parâmetro é fundamental no cálculo do deslocamento volumétrico do motor, que está diretamente relacionado à potência e capacidade do motor.