No primeiro tempo do Ciclo Otto, chamado de admissão, o pistão realiza um movimento descendente dentro do cilindro. Durante esse deslocamento para baixo, a válvula de admissão se abre, permitindo que a mistura ar-combustível entre no cilindro. Essa mistura é essencial para o funcionamento do motor e será posteriormente comprimida e queimada nas etapas seguintes do ciclo.
A abertura da válvula de admissão é controlada pelo Sistema de Comando de Válvulas, que sincroniza a movimentação das válvulas com o movimento do pistão e o giro do eixo de manivelas, garantindo o correto funcionamento do ciclo.
Este processo ocorre enquanto o motor já está em funcionamento, sendo inicialmente acionado por um dispositivo auxiliar, como o motor de partida, que coloca o sistema em movimento até que o ciclo se estabilize e continue de forma autossustentada. A entrada da mistura no cilindro é facilitada pela diferença de pressão gerada pelo deslocamento do pistão, criando um vácuo que “puxa” a mistura para dentro.
Esse tempo é fundamental para preparar o motor para a próxima etapa, a compressão, garantindo que a quantidade adequada de ar e combustível seja admitida para uma combustão eficiente.