Reatância Indutiva
Reatância Indutiva
A reatância indutiva é a oposição ao fluxo de corrente alternada (CA) causada pela indutância de um circuito. Seu símbolo é XL e ela é medida em ohms (Ω). Esse efeito ocorre porque a corrente alternada muda constantemente de direção e intensidade, induzindo uma força eletromotriz (fem) que se opõe à variação da corrente, conforme determinado pela Lei de Lenz.
Fatores que Afetam a Reatância Indutiva
A reatância indutiva é diretamente proporcional à frequência da corrente alternada e à indutância da bobina no circuito, conforme a fórmula: XL=2πfLXL = 2\pi fL
Onde:
- XL = Reatância indutiva (Ω)
- f = Frequência da corrente alternada (Hz)
- L = Indutância da bobina (Henry – H)
Isso significa que quanto maior a frequência ou a indutância, maior será a oposição ao fluxo de corrente.
Efeito no Circuito
Quando há uma reatância indutiva elevada, a corrente no circuito atrasará em relação à tensão. Esse atraso é de até 90° em um circuito puramente indutivo, mas, na prática, devido à presença de resistência, o ângulo de defasagem será menor.
Além disso, a reatância indutiva não dissipa energia em forma de calor, diferentemente da resistência elétrica. Isso acontece porque a energia armazenada no campo magnético da bobina é devolvida ao circuito em cada ciclo.
Aplicações
A reatância indutiva tem aplicações em:
- Filtros de frequência: usados para bloquear ou atenuar sinais de determinadas frequências.
- Motores elétricos e transformadores: onde a indutância desempenha papel fundamental no funcionamento.
- Sistemas de ignição de aeronaves: a indutância das bobinas de ignição regula a alta tensão necessária para faíscas.
Relação com a Reatância Capacitiva
A reatância indutiva (XL) e a reatância capacitiva (XC) possuem efeitos opostos em um circuito. Enquanto XL aumenta com a frequência, XC diminui com a frequência. Quando ambas são iguais, o circuito entra em ressonância, e a impedância é minimizada.